sábado, 7 de abril de 2012

LIVRO DE CULINÁRIA 


























Há dias comprei um livro de culinária que me deixou bastante satisfeita, receitas fáceis e práticas, fotos simples mas bastante ilustrativas, e textos claros e de rápida interpretação. Numa rara e pequena passagem pela secção de livros do Pingo Doce deparei-me com esta pequena maravilha. O livro "passo>a>passo cozinha italiana" da I LOVE FOOD, é uma peça indispensável na coleção de livros de qualquer apaixonado pelos sabores Italianos. Com 60 receitas divididas por 4 secções, desde antipasti, passando pelos primeiros e segundos pratos até às sobremesas, encontramos inúmeras e variadas sugestões para um jantar delicioso. 

Para além das receitas, o que me agrada particularmente nesta publicação é a forma como tudo é apresentado, como designer gráfica, acho que é uma peça bem conseguida que alia o útil ao agradável. As receitas apresentam-se com o título em destaque, seguida da indicação do número de pessoas e finalmente os ingredientes que, para além de serem indicados textualmente são colocados numa espécie de montra que ajuda o leitor a visualizar facilmente tudo o que necessita. Tal como é referido na introdução "Comparando somente a imagem do livro com os ingredientes dispostos na sua bancada de trabalho, certificar-se-á que não se esqueceu de nada, e quando for o momento de adicionar a salsa, por exemplo, já a terá picada como especificado na lista de ingredientes." Bastante útil, não vos parece? 

Tal como acontece com a lista de ingredientes, a preparação é apresentada através de imagens com um pequeno texto, muito claro e simples. Todos os passos importantes são fotografados, permitindo também que fiquemos com uma espécie de memória fotográfica de como os passos devem ser efetuados. A última imagem é obviamente a apresentação final da receita, devidamente empratada de uma forma bastante natural e nada pomposa, o que dá a ideia que qualquer pessoa é capaz de a reproduzir. Adoro a forma despreocupada como apresentam os utensílios básicos, tigelas, taças, panos, etc, que, ao invés de serem todos iguais são maioritariamente de serviços diferentes, quem sabe até peças soltas, que no final resultam extraordinariamente bem! 

Vão certamente ver muitas receitas deste livro aqui pelo blog, mas para já deixo-vos com algumas imagens de fazer água na boca! 



Ficha Técnica: 


Copyright © Parragon Books Ltd
LOVE FOOD é uma marca comercial de Parragon Books Ltd.


Design: Talking Design
Fotografia: Mike Cooper
Decoração dos Alimentos: Lincoln Jefferson 
Receitas novas: Christine France
Introdução: Linda Doeser




PS - Ahhh é verdade! tudo isto por apenas 4,99€!! :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário